top of page
Foto do escritorEquipe Soteroprosa

Para você “, que é MÃE”





*Por Camila Alemany



Tinha outro texto pronto para hoje mas decidi deixá lo para depois, pois esta semana festejamos as mães e, mesmo sem ser uma fanática das datas comerciais, nasceu o impulso de vir até o computador e escrever para você que é mãe:


FELIZ DIA DAS MÃES, MULHER!


Lhe vejo, lhe admiro, lhe abraço, lhe entendo, lhe festejo, e falo com todas as letras, lhe parabenizo.


Sua dor é minha dor e sua alegria também é a minha.


Podemos ter realidades tão, tão diferentes, mas no fundo, nosso sentimento é semelhante.


Me sinto unida a você porque vivenciamos a transformação brutal que é a maternidade. A multiplicação confusa que é deixar de ser apenas uma pessoa. A coragem de viver uma vida cheia de contrastes e amor que transborda.


Acredito que ser mãe é ter o coração latejando fora do corpo.


É descobrir um sentimento gigante, cheio de luzes e sombras, porque nosso temor e nossa dor também podem ser imensos, assim como o amor. E, mesmo neste turbilhão, precisamos continuar, dia após dia, com coragem. Não há volta atrás: a maternidade é para sempre.


Ser mãe é um processo constante de olhar para dentro. É encarar as nossas sombras, nossos medos, nossas limitações. É conviver com nossas frustrações… Mas também é receber um amor imenso que procura nossa presença real, constante, física, em todo momento. É acolher esse amor e estabelecer limites com paciência e cuidado, com nossos filhos -e com a gente.


Acredito que a maternidade é agir com responsabilidade constante, porque as sementes que colocamos hoje em nossas filhas e filhos serão os frutos que eles colheram quando crescerem.


A maternidade é encarar, de frente, a nossa mãe e perceber tantas coisas desde outra perspectiva. É tentar acolher essas lutas internas e essas pressões externas que nos deixam exaustas diariamente - e procurar ajuda, se for possível, quando não conseguimos continuar sozinhas.


Acredito que maternar é um reencontro forçado com nossa infância e a nossa mãe daquele tempo. Eu, particularmente, quanto mais olho para dentro, mais admiro minha mãe. E mais entendo as suas decisões que antes encarava com rispidez. Faltará vida para agradecer tudo o que fez por mim - e continua fazendo pela gente, eu e minhas crianças.


A maternidade é um grande espelho. E eu, do fundo do coração, desejo que a gente possa abraçar esse reflexo, nosso reflexo com compaixão, porque não existe manual nem filtro que disfarce a dicotomia da maternidade.


E também é permitir abraçar este amor infinito. Pois, confesso, este amor tão sincero e maravilhoso que Luan e Lara, meus filhos, me entregam dia a dia é energia vital para continuar e parar na rotina para resgatar a poesia da infância: tão simples e tão honesta. Pura. Cheia de magia.


Feliz dia para TODAS as mães.


Com amor.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

*Camila Alemany é ilustradora e empreendedora. Contato: Instagram. @camilalemany


Imagem: produção da própria autora convidada.

23 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page